5 dicas para liberar espaço no iCloud agora mesmo sem pagar nada | Sistemas Operacionais
Para liberar espaço no iCloud e ficar sempre abaixo do limite de 5 GB disponível gratuitamente, é possível seguir alguns truques nativos do iPhone. Entre eles, está a exclusão de fotos e vídeos duplicados ou indesejados. Além disso, remover backups antigos que já não são mais úteis, limpar anexos grandes e transferir fotos e vídeos para serviços como Google Drive ou Dropbox podem ajudar. Nas próximas linhas, confira cinco dicas e hábitos simples que ajudam a otimizar a memória do dispositivo sem precisar pagar nada.
🔎Esse truque pode remover objetos de fotos do iPhone agora mesmo; veja como
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Usuários podem liberar espaço no iCloud sem precisar pagar por isso — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
📝Não consigo visualizar novos posts no Instagram: o que fazer? Usuários respondem no Fórum TechTudo
Cinco dicas para liberar espaço no iCloud agora mesmo sem pagar nada
É possível liberar espaço no iCloud através de dicas simples e rápidas. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria do TechTudo.
- Apague fotos e vídeos indesejados
- Otimize as fotos do iCloud
- Gerencie o backup
- Apague dados inúteis salvos pelo iCloud
- Transfira fotos e vídeos grandes para outros serviços de nuvem
1. Apague fotos e vídeos indesejados
O primeiro passo é visualizar e excluir fotos e vídeos indesejados na biblioteca do iPhone. É possível selecioná-los a partir de fotos duplicadas na seção “Duplicatas” e capturas de tela, por exemplo. No app de Fotos, basta pressionar a imagem e selecionar “Apagar”. Após isso, é preciso seguir até o campo “Apagados” para selecionar todos os itens e tocar em “Apagar tudo”. Esse procedimento acelera a exclusão definitiva, já que os arquivos permanecem na lixeira do iCloud por até 30 dias.
A ação de apagar fotos e vídeos indesejados libera mais espaço no iCloud — Foto: Victor Bastos/TechTudo
2. Otimize as fotos do iCloud
É importante também otimizar o armazenamento das fotos do iCloud. Para isso, dentro de “Ajustes”, busque por “iCloud” e toque em “Fotos”. Em seguida, ative a opção “Otimize no iPhone”. Essa função salva versões mais leves das fotos no aparelho, mantendo os arquivos originais completos no iCloud. Além disso, essa configuração evita que o iPhone fique com a memória cheia e permite manter suas fotos sem precisar apagá-las.
iPhone permite a otimização de armazenamento de fotos no iCloud — Foto: Reprodução/Shutterstock
Os backups costumam ocupar uma parte significativa do armazenamento do iCloud. Por padrão, o serviço de armazenamento em nuvem realiza esse processo de forma automática todas as noites, desde que o dispositivo esteja conectado à rede Wi-Fi. Para liberar espaço, é recomendável excluir backups antigos ou desnecessários. Além disso, é possível desativar o backup de apps que não precisam, como jogos ou serviços de streaming. Essa ação pode ser feita no campo “iCloud”, dentro dos “Ajustes”. Após isso, basta tocar em “Gerenciar armazenamento” e “Backups”. Essa medida ajuda a manter o iCloud mais leve e eficiente, sem prejudicar o funcionamento do iPhone.
Usuários podem gerenciar backup do iCloud — Foto: Reprodução/Shutterstock
4. Apague dados inúteis salvos pelo iCloud
Além das fotos e backups, o iCloud também armazena dados de apps como Notas, Gravador e aplicativos de terceiros. Muitas vezes, esses arquivos não são mais úteis e podem ocupar espaço à toa. Essa rápida limpeza já faz uma grande diferença e ajuda a recuperar megabytes para novos arquivos. Para isso, vá nos ajustes do “iCloud” e toque em “Ver todos” para visualizar os apps que estão utilizando o serviço para salvar os dados. É possível, inclusive, desativar a sincronização de ferramentas que não precisam salvar dados na nuvem.
Apagar dados inúteis do iCloud libera mais espaço de armazenamento — Foto: Reprodução/Shutterstock
5. Transfira fotos e vídeos grandes para outros serviços de nuvem
Por fim, outra medida para liberar espaço no iCloud é a de transferir arquivos grandes como fotos e vídeos para outros serviços de nuvem, como Google Drive, Dropbox ou OneDrive. A migração para essas plataformas costuma ser rápida e prática. Além disso, também é possível utilizar dispositivos de armazenamento externo, como pendrives compatíveis com o iPhone ou HDs externos, para guardar seus arquivos. Essa alternativa é ideal para quem prefere manter uma cópia física dos conteúdos.
Usuários do iPhone podem transferir fotos e vídeos grandes para outros serviços de nuvem — Foto: Arte/TechTudo
Com informações de Make Use Of
Veja também: Como fazer backup no WhatsApp! Tutorial completo no iPhone e Android
Como fazer backup no WhatsApp! Tutorial completo no iPhone e Android
Deixe um comentário