Ar-condicionado gelando pouco? Veja 9 causas e como resolver
Essas questões são resolvidas de formas variadas, demandando procedimentos que podem ser realizados pelo próprio usuário ou, dependendo do caso, apenas por um profissional. Por exemplo, a limpeza de filtros de ar-condicionado é resolvida de forma simplificada, já a identificação e o conserto de vazamentos na tubulação é um problema de ordem técnica, sendo recomendada assistência profissional. Confira a seguir, as principais causas para o seu ar-condicionado estar gelando pouco e como resolver isso.
Posto isso, é de fundamental importância que o consumidor saiba quantos BTUs são necessários para resfriar o cômodo, antes de adquirir um aparelho. Como regra geral, considere cerca de 600 BTUs por metro quadrado para ambientes. Além disso, adicione à conta 600 BTUs para cada ocupante frequente e outros 600 BTUs para cada eletrônico emissor de calor, como aparelhos de TV e computadores. Para evitar erros, utilize uma calculadora de BTUs disponível nos sites dos fabricantes.
Outro impacto significativo é o aumento do desgaste do equipamento. O compressor, por exemplo, pode ser sobrecarregado ao tentar compensar a falta de gás, o que pode causar falhas ou até mesmo danos irreparáveis ao componente. Por conta disso, é necessário programar manutenções periódicas, independente do aparecimento de um problema. Dessa forma, o técnico pode identificar e reparar um vazamento que ele gere problema maior.
Para solucionar o problema, é importante que haja o hábito de verificar se portas e janelas estão abertas enquanto o ar-condicionado está em funcionamento. No caso de modelos janela, é preciso certificar-se que o aparelho está bem acomodado no buraco de instalação, vedando o espaço que sobre entre o dispositivo e a parede da melhor forma possível. Além disso, recomenda-se o uso de cortinas que bloqueiem a entrada da luz do sol, justamente para evitar que a luminosidade aumente a temperatura do ambiente interno.
Problemas elétricos, como falhas não fornecidas de energia, tensão elétrica ou circuitos com defeito, podem interferir diretamente no desempenho do ar-condicionado. Se a tensão for muito baixa ou irregular, o aparelho pode não funcionar corretamente ou até apresentar dificuldades para ligar, resultando em uma redução de sua capacidade de resfriamento.
A causa da falta de desempenho também pode ser causada por problemas elétricos internos. Por exemplo, quando a placa do aparelho apresenta problema, o dispositivo pode não responder aos comandos, como ajustar a temperatura. Além da placa, outros componentes elétricos internos podem ser acometidos por defeitos, que causam a falta de desempenho do aparelho.
Um técnico especializado é a solução mais indicada para resolver problemas elétricos tanto da rede quanto do próprio aparelho, pois possui o conhecimento e as ferramentas adequadas para diagnosticar e corrigir falhas de forma segura e eficiente. No caso de problemas elétricos na rede, o técnico pode verificar a tensão, os circuitos e garantir que o fornecimento de energia esteja adequado ao funcionamento do aparelho. Se houver problema interno ao ar-condicionado, como falhas na placa de controle ou outros componentes elétricos, o técnico é capaz de identificar e reparar com precisão.
Como você pôde perceber, todas as possíveis causas da queda de desempenho de um ar-condicionado poderiam ser evitadas ou atenuadas por meio de uma manutenção periódica, de prefer ncia realizada por um profissional. Durante uma visita, um técnico verifica rotineiramente os níveis de gás, possíveis vazamentos na tubulação, além de verificar o funcionamento de componentes como o compressor, a placa de controle e os sensores.
Deixe um comentário