“Isso é muito Black Mirror“: 5 séries que retratam tecnologias bizarras 

“Isso é muito Black Mirror“: 5 séries que retratam tecnologias bizarras 

Lançada em 2011, Black Mirror fez tanto sucesso que originou o jargão “isso é muito Black Mirror”, usado para descrever obras e situações com temas parecidos. Ao longo de sete temporadas, a série de ficção científica retrata os impactos negativos que a tecnologia pode causar na sociedade.

Se você gostou de “Black Mirror”, saiba que ela não é única. Antes e depois do lançamento da série, outras histórias da TV, do cinema e da literatura também retratam tecnologias bizarras que poderiam fazer parte do nosso futuro.

Confira cinco séries ao estilo Black Mirror:

“Black Mirror”

Não dá para falar sobre séries com o estilo “isso é muito Black Mirror” sem falar da série que deu nome ao jargão.

A série conta com sete temporadas e episódios que contam histórias independentes e exploram diferentes universos tecnológicos diversos. Os enredos são diferentes em cada temporada e abordam reflexões sobre como as inovações podem moldar o futuro ou criar realidades alternativas.

Por exemplo, o episódio “Metalhead”, da quarta temporada, mostra uma mulher tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico enquanto foge de um robô assassino em forma de cachorro. Já em “Be Right Back”, da segunda temporada, uma viúva decide comprar uma versão robótica do marido falecido.

“Cassandra”

A minissérie de ficção científica da Netflix apresenta uma narrativa semelhante ao universo de Black Mirror. A trama acompanha Cassandra (Lavinia Wilson), uma mulher que já morreu, mas é trazida de volta por meio de um robô que controla uma casa inteligente.

Cena de “Cassandra”, série alemã da Netflix • Netflix

Ao longo dos seis episódios, a série alemã lançada em 2025 mostra a assistente doméstica robótica manipulando e assustando os moradores da casa — tanto em seu corpo robótico quanto por meio das telas espalhadas pelos cômodos.

“Years and Years”

Em 2019, a série britânica “Years and Years” fez sucesso ao apresentar uma história que retrata os impactos da tecnologia e da política em um futuro alternativo. Na trama, os membros de uma família acompanham, ao longo dos anos, as transformações na sociedade inglesa.

A imagem apresenta um poster da série Years and Years, da HBO.
Cartaz de “Years and Years” • HBO

Produzida pela HBO e BBC, a série retrata um futuro próximo que parede assustadoramente plausível e cheio de “previsões”. Em um trecho, um personagem até menciona um conflito entre Rússia e Ucrânia; em outro, apresenta um cenário em que Donald Trump conquista um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos.

“Devs”

“Devs” (2020) apresenta um universo em que a engenheira de software Lily Chan (Sonoya Mizuno) descobre que seu namorado trabalhava em um projeto de supercomputador preditivo. Após a descoberta, Chan começa a investigar a Devs, uma divisão secreta de uma empresa do Vale do Silício; ela desconfia que eles são responsáveis pela morte de seu namorado.

A imagem apresenta uma captura de tela da série Devs.
“Devs” foi lançada em 2020 • Fox

Além do ambiente tecnológico, a trama levanta questionamentos filosóficos sobre a ética por trás da tecnologia e dos sistemas capazes de prever o futuro.

“Electric Dreams”

Outra produção com um universo semelhante ao de Black Mirror é a série “Electric Dreams” (2017) da Prime Video, inspirada nos contos do escritor Philip K. Dick. Cada um dos dez episódios apresenta uma história diferente, abordando realidades alternativas, robôs e outros temas relacionados à tecnologia.

A imagem é um postor da série Electric Dreams, da Prime Video.
“Electric Dreams” estreou em 2017 • Prime Video

A série conta com grandes nomes da atuação, como Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Anna Paquin (“X-Men”) e Steve Buscemi (“Cães de Aluguel”). Além dos temas semelhantes aos de Black Mirror, a produção também teve envolvimento da Channel 4, mesma emissora responsável pelas primeiras temporadas da série da Netflix.

“Twilight Zone”

Criada originalmente em 1959, a série “The Twilight Zone” já abordava os possíveis impactos da tecnologia no futuro da humanidade há mais de 50 anos. Idealizada por Rod Serling, o sucesso foi tão grande que a produção ganhou várias versões em séries e filmes ao longo do tempo.

A imagem apresenta um cartaz de divulgação da série Twilight Zone.
“Twilight Zone” • Prime Video

A produção mais recente foi feita pelo diretor Jordan Peele e lançada pela CBS em 2019 — no total, são duas temporadas. Inclusive, Black Mirror é assumidamente inspirada em The Twilight Zone, com episódios que apresentam semelhanças claras.

Cibersegurança: veja dicas para identificar apps espiões no celular

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *