OpenAI permanecerá sob controle sem fins lucrativos e avançará com conversão para fins lucrativos
“Embora pareça resolver os problemas que a empresa estava enfrentando ao tentar se tornar uma entidade com fins lucrativos, ela ainda mantém a organização sem fins lucrativos como a principal proprietária da corporação de benefício público, portanto, não está muito claro o que muda”, disse Bob O’Donnell, analista-chefe da TECHnalysis Research.
O anúncio também levanta questões sobre o futuro da ação judicial de Musk, que busca bloquear a transição da OpenAI para fora do controle das organizações sem fins lucrativos, entre outras alegações. Um julgamento com júri havia sido agendado para março de 2026.
Um consórcio liderado por Musk também fez uma oferta não solicitada de US$97,4 bilhões pela OpenAI no início deste ano, rapidamente rejeitada por Altman com um “não, obrigado”.
O CEO da Tesla possui uma startup de IA concorrente, a xAI, lançada em 2023.
A estrutura da OpenAI chamou a atenção em novembro de 2023 durante um dos maiores dramas do Vale do Silício, quando os membros da diretoria da organização sem fins lucrativos expulsaram Altman devido a uma falha na comunicação e perda de confiança. Ele foi reintegrado cinco dias depois, após uma manifestação de apoio de funcionários e investidores.
(Reportagem de Krystal Hu em Nova York, Aditya Soni e Arsheeya Bajwa em Bengaluru e Anna Tong em San Franciso)
Deixe um comentário