Apple Intelligence chegou ao Brasil: o que você precisa saber antes de usar

Apple Intelligence chegou ao Brasil: o que você precisa saber antes de usar


Inteligência artificial da Apple chegou oficialmente ao Brasil na versão 18.4 do iOS; serviço traz integração com ChaGPT e ferramentas de escrita; confira mais detalhes A Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) do iPhone e outros aparelhos da Apple, chegou oficialmente ao Brasil. Disponível em outros países desde o lançamento do iOS 18.1, o recurso passou a oferecer suporte ao português somente a partir da versão 18.4 do sistema operacional. A IA da marca reúne uma série de ferramentas e funcionalidades, como a integração com o ChatGPT e uma versão mais inteligente da assistente Siri. Entre os destaques, estão os recursos avançados de criação de imagens — com o Image Playground e o Image Wand —, além de novidades no app Fotos e uma função exclusiva para criação de emojis personalizados. Na matéria a seguir, saiba tudo o que você precisa saber antes de usar a Apple Intelligence.
🔎 5 motivos para atualizar seu iPhone para o iOS 18.4 hoje mesmo
😍 Novos emojis do iPhone: veja significado das carinhas inéditas do iOS 18.4
Apple Intelligence: entenda tudo sobre a IA do iPhone
Reprodução/Apple
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Não consigo visualizar novos posts no Instagram: o que fazer? Usuários respondem no Fórum TechTudo
Apple Intelligence chegou ao Brasil: o que você precisa saber antes de usar
Neste guia, o TechTudo reuniu tudo o que você precisa saber antes de usar a inteligência artificial (IA) da Apple. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria.
Recursos disponíveis na Apple Intelligence
Como ativar a Apple Intelligence
Quais iPhones são compatíveis
Privacidade da Apple Intelligence
Recursos disponíveis na Apple Intelligence
1. Integração com o ChatGPT
Uma das grandes novidade da Apple Intelligence é a integração com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela OpenAI. Com essa novidade, é possível, por exemplo, utilizar o ChatGPT em conjunto com a Siri. Nesse caso, a assistente virtual pode recorrer ao chatbot para responder a determinadas solicitações de forma mais eficiente. O ChatGPT também pode ser usado integrado às ferramentas de escrita para auxiliar na criação de textos e até mesmo de imagens. Na parte visual, a IA pode ser combinada ao Controle de Câmera, o que permite identificar lugares e objetos que estejam ao redor.
Ao ativar a integração com o ChatGPT, o usuário tem total controle sobre o uso do chatbot e pode definir quais informações serão compartilhadas. Não é necessário ter uma conta na plataforma para utilizá-lo com a Apple Intelligence, e, nesse modo, a OpenAI não acessa os dados nem os utiliza para treinar seus modelos de linguagem. No entanto, se o usuário optar por usar uma conta pessoal da OpenAI, estará sujeito às políticas de privacidade da empresa.
ChatGPT está integrado à Apple Intelligence
Divulgação/Apple
2. Revisar, reescrever e resumir textos com as Ferramentas de Escrita
A Ferramenta de Escrita auxilia na produção de textos em diversos apps, como Notas, Pages, Mensagens, Mail e até aplicativos de terceiros. É possível escolher o tom do texto — profissional, informal ou conciso — de acordo com a necessidade. Outro recurso é o Proofread, que verifica a gramática e sugere melhorias. A ferramenta também permite resumir qualquer conteúdo textual em um parágrafo curto.
Ferramentas de Escrita auxiliam na produção de texto
Divulgação/Apple
3. Criar imagens com o Image Playground
O Image Playground leva a criação de imagens a um novo patamar. Ele pode ser acessado por um app dedicado ou integrado a outros, como Notas, Freeform e Keynote. A partir de uma ideia ou descrição detalhada, a ferramenta gera imagens incríveis nos estilos Animação, Ilustração ou Desenho. Também é possível criar imagens baseadas em fotos de pessoas salvas na biblioteca.
Image Playground permite criar imagens no estilo Animação, Ilustração e Desenho
Reproução/Apple
4. Gerar imagens a partir de rascunhos no app Notas
Com o recurso Image Wand, integrado ao app Notas, é possível transformar um rascunho em imagem. Basta desenhar um círculo ao redor do esboço, e a inteligência artificial processa a informação para automaticamente uma versão ilustrada do desenho.
5. Criar Genmojis
A Apple agora conta com seu próprio gerador de emojis personalizados: o Genmoji. Com o apoio da inteligência artificial, o usuário pode criar ícones com as características que desejar a partir de sugestões em texto na área dedicada à criação do emoji. Durante a geração do ícone, a Apple Intelligence sugere opções, que podem ser combinadas pelo usuário para gerar emojis únicos.
Use o Genmoji para criar emojis exclusivos
Divulgação/Apple
6. Notificações prioritárias
As notificações prioritárias ajudam a reduzir distrações dando destaque apenas ao que realmente importa. A Apple Intelligence também pode resumir o conteúdo das notificações para facilitar uma leitura mais rápida e objetiva do conteúdo. Além disso, o modo Foco foi aprimorado e agora exibe somente alertas que exigem atenção imediata.
Notificações Prioritárias exibe apenas conteúdos urgentes
Divulgação/Apple
7. Novidades na Siri
Embora ainda não seja o que a Apple vem prometendo, a Siri está mais inteligente no iOS 18.4, com melhorias que a tornam capaz de executar tarefas mais complexas. Agora, é possível interagir com a assistente tanto por voz quanto por texto. Além disso, a Siri ganhou a capacidade de compreender melhor os hábitos do usuário, o que torna a experiência mais natural, espontânea e personalizada.
Siri está mais espontânea e natural
Divulgação/Apple
8. Novos recursos no app Fotos
O app Fotos foi atualizado com novos filtros de pesquisa e recursos de organização da galeria. Agora, é possível localizar imagens com descrições específicas, como “tomando sorvete”. Outra novidade é a função Memórias, que cria histórias com base na descrição de uma foto, reunindo automaticamente os arquivos relacionados. O app também ganhou uma ferramenta que remove pessoas ou objetos de fotos e vídeos com facilidade.
App Fotos ganhou novos filtros de busca
Divulgação/Apple
Como ativar a Apple Intelligence?
Para ativar a inteligência artificial (IA) da Apple, acesse ‘Ajustes’ no dispositivo. Em seguida, toque em ‘Apple Intelligence e Siri’. Para finalizar, pressione o botão ao lado de ‘Apple Intelligence’ e clique em ‘Ativar Apple Intelligence’.
Quais iPhones são compatíveis?
iPhone 16e
iPhone 16
iPhone 16 Plus
iPhone 16 Pro Max
iPhone 16 Pro
iPhone 15 Pro Max
iPhone 15 Pro
Privacidade nos serviços da Apple Intelligence
De acordo com a Apple, o serviço de inteligência artificial (IA) foi desenvolvida para proteger a privacidade dos usuários. Integrada aos dispositivos da marca, a Apple Intelligence reconhece as informações disponíveis sem a necessidade de coletá-las e armazená-las. Isto é possível graças ao recurso de Computação Privada na Nuvem, na qual os dados nunca não armazenados e são acessados apenas para processar solicitações.
Com informações de Apple e O Globo
Mais do TechTudo
Veja também: Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger
Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Fonte: TechTudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *