Governo prepara isenção de tributos federais para atrair investimentos em data centers, dizem fontes

Governo prepara isenção de tributos federais para atrair investimentos em data centers, dizem fontes

Investimentos não ligados à tecnologia da informação, como a construção de prédios, não serão isentos pela medida. Com isso, a expectativa é de que os ganhos fiscais superem as perdas de arrecadação, ajudando a reforçar, e não a pressionar, o orçamento federal a partir do próximo ano.

Em meio a tensões globais crescentes, incluindo tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e sua rivalidade com a China, o plano também busca explorar a tradicional neutralidade diplomática do Brasil como um atrativo para investidores estrangeiros.

“Não brigamos com ninguém. Somos amigos de todos. Isso significa que o Brasil pode atender ao mundo sem grandes obstáculos,” disse uma das fontes.

Uma histórica reforma tributária aprovada no ano passado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê isenções sobre investimentos em capital, mas apenas a partir de 2033.

A nova medida, liderada pelos ministérios do Desenvolvimento e da Fazenda, pretende antecipar esses benefícios para estimular investimentos em data centers verdes.

Para se qualificar, os projetos deverão atender a critérios de sustentabilidade, como uso de 100% de energia renovável. Outras exigências incluirão a reserva de uma parcela significativa da capacidade para o mercado doméstico, mesmo que o projeto tenha foco em exportação, além da contribuição para um fundo de apoio ao ecossistema de inteligência artificial do Brasil.



Fonte: UOL Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *