Opera Air: conheça novo navegador que ajuda no foco e tem até meditação
Opera lança navegador com exercícios de meditação, respiração e foco e interface mais limpa e organizada que promete mais bem-estar aos usuários; confira mais detalhes Já pensou usar a internet e fazer uma pausa para um exercício de meditação sem precisa fechar o navegador? Isso será possível com o Opera Air, novo browser lançado pela Opera nesta terça-feira (4). A empresa é conhecida pela customização e já tem outras versões nichadas do seu produto, como o Opera GX, uma opção para gamers. Agora, a ideia é tentar amenizar um problema comum de quem está online: a sensação de estar sobrecarregado. Os principais recurso do navegador são “Faça uma pausa”, que inclui exercícios de respiração, meditação e “Boosts” que toca sons que promovem relaxamento, foco ou um estado meditativo. O TechTudo pode testar a plataforma antes do lançamento. A seguir, confira mais detalhes e primeiras impressões sobre o Opera Air.
🔎5 coisas que o navegador Opera faz e o Chrome não
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Opera Air: novo navegador promete ajudar no foco
Divulgação/Opera
📝 Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo
Em uma pesquisa conduzida pela Opera entre 24 e 25 de janeiro de 2025, com sete mil pessoas em diversos países, incluindo o Brasil, 84% dos participantes afirmaram sentir-se sobrecarregados ou estressados ao navegar na internet, enquanto 97% gostariam que seus navegadores ajudassem a melhorar o bem-estar durante o dia. Além disso, 92% dos participantes acreditam que uma interface mais limpa e organizada auxiliaria a se sentirem mais relaxados ao navegar. Há sempre a opção de se desligar totalmente e fazer outra atividade? Sim. Atualmente, porém, ess aopção parece cada vez mais difícil.
“O fato de passarmos muito tempo online é uma realidade, por isso desenvolvemos um navegador que pode fazer com que as pessoas se sintam melhor enquanto navegam na web — algo que estariam a fazer de qualquer maneira”, destaca Mohamed Salah Mourad, Diretor Sênior de Produto da Opera.
A interface no navegador é bastante minimalista, com cores mais claras e botões que não se destacam demais na tela. As sugestões de ajustes e pale de parede seguem essa mesma estética de sobriedade e calma. Os recursos de bem-estar são de fácil acesso, disponíveis a um clique na barra lateral.
A função Boost promete usar sons de batidas binaurais para estimular diferentes ondas cerebrais e ativar criatividade, foco e relaxamento, por exemplo. O navegador recomenda que o usuário use um fone de ouvido e pause e retome o som a qualquer momento. Na a opção Foco Energizado, por exemplo, a melodia instrumental é calma, mas tem ritmo animado e sons de pássaros ao fundo. São 19 Boosts diferentes no total.
Essa é uma ótima alternativa para quem gosta de trabalhar ouvindo músicas ou quer evitar distrações. Não há necessidade de buscar playlists de terceiros ou sair no navegador para pausar e retomar uma canção em alguma plataforma de streaming.
Opera Air: funções de bem-estar estão disponíveis na barra lateral do navegador
Divulgação/Opera
O navegador recomenda que o usuário use a função “Faça uma pausa” a cada 60 ou 90 minutos online e oferece quatro opções de exercícios de atenção plena que podem ajudar: respiração, exercício de pescoço, meditação e uma avaliação de corpo inteiro. Essa última foi a que mais chamou atenção. O Usuário escolhe uma voz masculina e feminina e logo após é guiado em um tipo de meditação para prestar atenção em todos os pontos do corpo, da cabeça aos pés, algo que é muito comum em práticas de Yoga, por exemplo.
Já nas opções de exercícios de relaxamento, como o de pescoço, o Opera Air solicita que o usuário abra a câmera para acompanhar as instruções. Assim, poderá ter certeza se está seguindo as posições corretamente. Apesar de legendas em português, o áudio que guia os exercícios e meditações está em inglês. A empresa já revelou, porém, que a dublagem no idioma brasileiro chega em breve.
“O Opera Air procura fornecer aos nossos usuários uma experiência de atenção plena completa e envolvente. A criação de um novo navegador nos permitiu construir essa experiência do zero e nos deu a flexibilidade de não sermos limitados por quaisquer outras restrições que possamos ter que cumprir em qualquer outro navegador. Do ponto de vista de nossos usuários, eles estão obtendo um navegador mindfull e totalmente fora da caixa”, destaca Mourad.
Mais do TechTudo
Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
Fonte: TechTudo
Deixe um comentário