Proteção à criança vira arma para aprovar lei indigesta para Big Tech
Por que é importante
A estratégia do governo Lula é tentar aproximar a população a esses temas aparentemente distantes do cotidiano e considerados muito técnicos, comenta uma pessoa com interlocução junto ao governo e a par do assunto.
Em vez de regras para redes sociais, falar em como essas plataformas têm o dever de cuidar do bem-estar e da saúde mental de crianças e adolescentes. Em vez de cibercriminosos e ataques de negação de domínio, falar em proteção contra fraudes digitais, como os golpes que miram o Pix.
Quem vai ser contra tornar um ambiente mais seguro para crianças, adolescentes, famílias e pessoas que sofrem golpes?
Interlocutora do governo Lula
No ano passado, funcionou. Às vésperas de o PL da IA ir à votação no Senado, onde foi aprovado, bolsonaristas puxaram o freio de mão por encararem como possibilidade de censura, uma afronta à liberdade de expressão a presença do conceito “integridade da informação”. A gritaria se dissipou, até porque o ponto focal, inflado pelo lobby das grandes plataformas, era a remuneração da IA. A expressão ficou e, mesmo cismados, alguns bolsonaristas apoiaram o projeto. Foi o caso de Damares Alves (Republicanos-DF).
Deixe um comentário